terça-feira, 5 de julho de 2016

O que significa a mensagem de "Mudança de Privacidade" do Facebook?


A BBC Brasil fez uma rica matéria sobre o assunto explicando toda história e o G1 divulgou no link abaixo:
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/07/texto-que-veta-uso-pelo-facebook-de-conteudo-publicado-na-rede-social-nao-serve-para-nada.html
Mas o objetivo não será comentar a notícia e sim seu significado perante nossa sociedade.
Muitas páginas costumam criar alguns tipos de notícia falsa apenas para diversão (Algumas inclusive  compartilham apenas notícias desse tipo como estratégia de humor), mas outras páginas tentam medir seu poder de disseminação de conteúdo através de um boato, ou seja, seu poder de convencimento em relação ao seu público, baseado na ignorância e falta de verificação de informações divulgadas em redes sociais.
Temos que ter claro em nossa mente que conteúdo de rede social não é informação jornalística ou estudo acadêmico e por isso precisa ser confirmado através de outros veículos de informação confiáveis antes de ser compartilhado, ou você pode fazer papel de bobo e fazer parte do bolo que demonstra o quanto nossa população é manipulável.
O portal "Não Salvo" (http://www.naosalvo.com.br/) do Mauricio Cid e o "Kibeloco" (http://www.kibeloco.com.br/) do Antonio Tabet, portais de conteúdo cômico, a muito tempo se utilizam desse poder de disseminação e viralização de conteúdo para transformar campanhas feitas na internet através de votação, da forma que acharem mais engraçada, pedindo o engajamento de quem acessa. Isso acontece muito em votações do BBB, em campanhas de artistas sobre assuntos variados e chegou até a interferir no resultado do prêmio Puskas para o brasileiro Wendell Lira como gol mais bonito de 2015 pela FIFA.
E esse é o maior trunfo da nossa classe política atual. Dificilmente você vê uma campanha política vencedora, nos últimos tempos, que pelo menos de leve não plantou uma informação negativa sobre o adversário através da rede social de pessoas influentes.
O brasileiro precisa de forma urgente mudar seus costumes, ler o manual das coisas antes de "fuçar", pesquisar um assunto antes de opinar e parar de tentar usar para tudo o tão enraizado "jeitinho brasileiro" para burlar regras e tirar vantagens. Quando nos tornamos um pouco menos brasileiros talvez consigamos finalmente criar a tão sonhada brasilidade eficiente do país do futuro que perdeu a data de vencimento.

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