Foto: Embrapa
Você já deve ter reparado que de uns tempos para cá o aumento no preço do leite tem sido fora do normal e na região da capital de São Paulo o preço do litro dos mais simples está se comparando ao preço dos com Zero Lactose ou dos com reforço em Ferro de 2 meses atrás.
Os motivos são simples, mas que acumulados se tornam graves. O inverno normalmente traz uma diminuição na produção agrícola o que eleva os preços das rações para o gado. Mas outros pequenos fatores embutidos na alta inflacionária geral, tornaram a produção insustentável para muitos produtores que decidiram sair do negocio. Dessa forma, o produção em queda, aliada aos custos mais altos forçaram os produtores a aumentarem bruscamente o preço do leite.
Muito mais por diminuição na quantidade do produto no mercado do que por aumento na procura, pelo contrario, em tempos de crise a população tem diminuindo o consumo do produto com preço elevado, tanto do leite quanto dos seus derivados. Alguns tipos de queijos mais nobres nem estão mais sendo produzidos no Brasil, pelo menos temporariamente, e a famosa mussarela comum a mesa do brasileiro esta ou sendo substituída ou tendo um menor consumo.
Ou seja o leite vem sendo um exemplo da atual situação da nossa economia e segundo especialistas, o cenário não é animador.
Ou seja o leite vem sendo um exemplo da atual situação da nossa economia e segundo especialistas, o cenário não é animador.
Nenhum comentário :
Postar um comentário