segunda-feira, 4 de julho de 2016

Primeiro Sistema de Ar-Condicionado Sem Eletricidade.

Em muitos lugares ao redor do mundo as pessoas não têm acesso aos luxos que a gente não dá valor: eletricidade, internet, água corrente, ou até mesmo itens básicos como comida e água limpa. Adicione a isso as insuportáveis temperaturas de verão em lugares como a Índia e metade da população não trabalha na maior parte da tarde. Mas uma invenção tenta amenizar essa situação.
Mais de 28.000 pessoas vivem em uma pequena área chamada Daulatdia em Bangladesh. Elas estão amontoadas em casebres sem água corrente, e a temperatura dentro e fora de casa vai além dos 45ºC.


Então estudantes inventaram o primeiro ar-condicionado sem eletricidade.


Ele é feito com um pedaço de papelão duro e uma série de garradas plásticas recicladas. Os fundos e os pescoços das garrafas são cortados e depois colocados nos furos feitos no papelão.


Quando todas as garrafas já estão no lugar, o papelão é colocado na frente da porta ou janela. O efeito refrigerador é imediato.


O ar quente entra nas garrafas  pelo lado de fora e depois manda um ar mais frio pra fora pela passagem do fino pescoço. Este princípio é similar ao efeito de quando você exala dentro da sua mão com a boca aberta ou com os lábios fechados. Faça o teste!


Esta solução simples pode refrescar um espaço interno em mais de doze graus Celsius. Que alívio para as pessoas que passam por temperaturas extremas diariamente, além de proporcionar uma ótima solução de reciclagem para garrafas. Inúmeras aldeias já incorporaram seu uso.



Confira o vídeo do projeto:



Fonte: TalkToMe

Nenhum comentário :

Postar um comentário